UMA FAMÍLIA INFLUENTE
“Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus” Efésios 2.19.
Todos que recebem Jesus como salvador e senhor de suas vidas passam a fazer parte da família de Deus, a igreja, mas a final de contas o que é a igreja.
I) UMA FAMÍLIA SAUDÁVEL E EQUILIBRADA: Templo não é igreja, apenas um local para que os cristãos adorem juntos. Jesus não ordenou a seus discípulos a construir templo ou estabelecer religião. Templos cristãos surgiram a partir do século 313 D.C sob influência do imperador Constantino.
É importante distinguir entre a “igreja” organismo (o corpo de Cristo) essa é a família de Deus. E a igreja organização (instituição religiosa) é apenas a parte institucional, burocrática de acordo com cada região ou País.
Embora não haja uma igreja perfeita, os crentes se reúnem em uma “igreja local” saudável e equilibrada para edificação espiritual e crescimento na fé. Uma igreja equilibrada se move nos cinco ministérios (Efésios 4.11-16. Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores, Mestres; noutra ocasião abordaremos esse tema de maneira específica).
II) TRANSFORMADORA DA CULTURA: A primeira vez que o termo igreja aparece na bíblia foi com Jesus em Cesareia de Filipe. A termo ekklesia, gr εκκλησία "igreja" significa "tirados para fora", já era usado pelos gregos e romanos indicando um grupo de pessoas com responsabilidade de governar o povo através da mudança cultural. Ao usar o termo ekklesia-igreja Jesus se referia à representação do Reino de Deus na terra para implantar a cultura do Reino.
Todos os crentes formam um organismo vivo, o corpo de Cristo, que compartilha a mesma vida espiritual. A igreja não é um movimento meramente humano, religião, comércio ou partido, e sim, a representação do Reino de Deus na terra.
A igreja tem essa característica de transformadora da cultura. Ao longo da história a igreja influenciou de forma positiva a sociedade nas áreas de saúde, educação, economia (os primeiros hospitais e universidades foram criações do cristianismo). Também, nas áreas da ciência, psicologia, literatura, política, negócios, e cinema, diversos cristãos como: Isaac Newton, Louis Pasteur, Francis Collins, entre outros, deixaram suas contribuições.
III) A VIDA DA (IGREJA) FAMÍLIA DE DEUS: A igreja foi estabelecida com objetivos claros:
· Adoração: A missão da igreja é para que Ele seja conhecido e adorado. E, adoração é uma resposta a respeito do conhecimento que se tem de Deus.
· Evangelização: A igreja foi comissionada para levar o evangelho, discipular as nações, conduzindo os não crentes à salvação.
· Discipulado: Obedecer ao mandato cultural do reino, discipulando as nações (de maneira geral), e formando modelos (de maneira específica).
· Serviço: Somos mordomos do Rei. Todos os recursos pertencem a Deus, e devemos dedicar nossas vidas e bens ao serviço do Senhor.
· Comunhão: Estabelecer um ambiente de família de Deus, edificando uns aos outros. Os crentes se reúnem para cultuar a Deus, orar, estudar a Bíblia e praticar a comunhão.
PARA PENSAR: Partindo pela premissa que você pertence à família de Deus, Quais dessas áreas você precisa melhorar: Adoração, Evangelização, Discipulado, Serviço, Comunhão?
Cleiton Antonio, pr