O LADRÃO DE TEMPO
Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90.12
É interessante como ‘tempo e ansiedade’, esses dois fenômenos, podem estar relacionados. A sociedade pós-moderna, com suas tecnologias e ritmos acelerados, parece estar constantemente correndo contra o tempo. Isso pode levar a uma sensação de que o tempo está passando mais rápido, pois estamos sempre ocupados e focados em múltiplas tarefas ao mesmo tempo.
As tecnologias e os ritmos acelerados da sociedade contemporânea têm impactos profundos em várias áreas da vida das pessoas de maneira positiva. Porém há uma linha tênue entre benéfico e maleficio.
Aqui compartilho algumas maneiras como isso se manifesta e como devemos proceder:
RITMO DE ACELERADO: Muitas profissões agora operam em um ritmo acelerado, com prazos apertados e a necessidade de estar sempre atualizado. Isso pode levar a um ambiente de trabalho estressante e exigente. Atenção: Pressa não é sinônimo de velocidade, ter um ritmo mais lento não é errado, Além de tudo tempo é sagrado e não podemos deixar nada roubar nossa comunhão com Deus. No conceito bíblico o tempo é muito importante e devemos administra-lo com sabedoria. O Quarto mandamento, “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.” Êxodo 20.8, Deuteronômio 5.12) Obviamente que o Shabbat (sábado) pode ser diferente entre o calendário bíblico e o gregoriano. O que deve ser levado em conta é o princípio da ‘sacralidade do tempo’.
INFORMAÇÃO EXCESSIVA: Vivemos hoje no que especialistas tem chamado de ‘A era da Comunicação’ Isso pode ser positivo para acesso a conhecimento, mas também pode ser esmagador e contribuir para a sensação de ansiedade. Somos constantemente bombardeados por informações (conectividade 24/7). O acesso constante a notícias e informações, muitas vezes negativas pode contribuir para uma sensação de sobrecarga e preocupação constante. A sensação de estar sempre "ligado", resulta em dificuldade em desconectar-se e relaxar.
Hoje em uma época de tantas informações (Fake News) devemos exercer a arte da dúvida. Um bom exercício seria usar as três peneiras de Sócrates: A história diz que um homem procurou Sócrates para falar mal de alguém. Sócrates, então, perguntou se ele havia passado a informação pelas três peneiras antes de trazê-la até ele. As peneiras são:
· Peneira da Verdade: Sócrates perguntou se o que o homem ia dizer era verdadeiro. Ele instigou a reflexão sobre a veracidade dos fatos antes de se preocupar com qualquer outra coisa.
· Peneira da Bondade: Em seguida, Sócrates perguntou se o que o homem queria dizer era algo bom ou útil. Ele questionou se a informação era construtiva ou apenas causaria danos e discórdia.
· Peneira da Necessidade: Por fim, Sócrates perguntou se o que o homem queria dizer era realmente necessário. Ele enfatizou a importância de considerar se a informação era relevante e se acrescentaria algo de valor ao diálogo ou à situação.
EXPECTATIVAS IRREAIS: As mídias sociais (Redes Sociais) também desempenham um papel importante, criando uma cultura de comparação constante e de busca por validação online, o que pode gerar ansiedade e pressão para manter uma imagem idealizada de como alcançar determinados padrões de sucesso, beleza ou realização pessoal, podem levar a uma sensação de inadequação e ansiedade. Fuja da necessidade e aprovação constante, e cultive sua identidade em Deus. Você é o que ele diz que você é!
A gestão do tempo e a prática de desconectar-se periodicamente podem ser estratégias importantes para lidar com essas pressões e encontrar um equilíbrio saudável. Quando falamos em usar bem o tempo significa tanto em consagração parar para o Senhor quanto sabedoria e dedicação em prol da expansão do reino de Deus.
Para pensar: Onde você dedica a maior parte do seu tempo revela o que você mais ama. Como você tem usado seu tempo? O quem roubado seu empo? Você já considerou a possibilidade de ‘desconectar-se’ (Redes Sociais e afins) periodicamente?
Cleiton Antonio, pr